top of page
  • Foto do escritorMichele Lobato

Comece a costurar : Escolha a máquina de Costura

Atualizado: 4 de ago.

Bem, decidi começar o blog sobre costura do começo!

Como professora de costura para iniciantes a primeira coisa que minhas alunas me perguntavam era : "O que eu preciso comprar para começar a costurar?"


A primeira das coisas necessárias para começar a costurar é a vontade e a paciência. Costurar requer paciência porque posso afirmar com toda certeza deste mundo, você vai errar e será necessário desmanchar o que você acabou de fazer. Eu costuro desde os 14 anos e eu faço isso até hoje, erro desamancho tudo e costuro novamente.


Sabendo que você tem a vontade e a paciência necessárias para ser uma boa costureira, você pode partir para a compra das ferramentas.

Você precisa ter uma máquina de costura? Teoricamente sim, mas na faculdade eu tinha uma amiga que fez uma calça (de malha!!) costurada à mão. Se você for uma pessoa caprichosa dá para fazer roupas à mão.


A primeira patente de máquina de costura só ocorreu em 1790, mas foi Isaac Singer , em 1851 , que fez uma série de melhorias nas máquinas que existiam naquele momento e popularizou a venda de máquinas.


Nas fotos abaixo, estão imagens do livro : " Historical Fashion in Detail The 17 th and 18 th Centuries ", das autoras Avril Hart e Susan North, que têm como foco mostrar em detalhes peças construídas entre os anos de 1600/1700 , que estão em exposição no Museu Victoria & Albert , em Londres. Todas as peças foram FEITAS À MÃO e você pode observar a perfeição e a riqueza de detalhes nas roupas (coloquei a imagem de um desenho técnico do corset vermelho para você entender como era a peça inteira) . Eu fiquei chocada quando ví essas imagens pela primeira vez.





Então caso você deseje costurar roupas à mão, é muito possível fazer isso mas.... É Muito trabalhoso !

Além disso o acabamento das peças, para você que deseja começar, talvez não fique tão impecável como as imagens acima, por isso indico : Compre uma máquina!


Neste texto, eu conto como foi meu início na costura e mostro as máquinas com as quais eu comecei.


Máquinas da Singer sempre foram minha preferência, mas acho que é uma questão do tipo : "refrigerante é Coca- Cola, leite condensado é Moça, amido de milho é Maizena", ou seja, é só uma questão de marca estabelecida.

Particularmente eu sou apaixonada por máquinas antigas, essas das nossas avós, que eram feitas de ferro , pesadíssimas, que costuravam tudo (até couro), e que duravam séculos.... Mas na falta dessas máquinas antigas de qualidade superior, temos os modelos novos de : Singer, Janome, Elgin e Brother.


Existem os modelos mais baratos que eu chamo de modelos de entrada, que costumam ser mecânicas (não eletrônicas), de tamanhos menores e com menos recursos, e existem os modelos "top de linha" que costumam ser maiores e oferecem recursos como : pontos decorativos, passador de linha na agulha, maior velocidade de pontos, modelos eletrônicos, modelos para bordado.


O que você deve escolher?


Escolha a máquina de costura que cabe no seu bolso. Se você pode comprar uma máquina com vários recursos, ótimo , mas não se prenda em quantidade de pontos, ou passagem de linha na agulha, ou por ser eletrônica, ou por costurar praticamente sozinha. Essas são funções que facilitam a vida, mas não são primordiais na hora da costura. A única coisa que você precisa é uma máquina que faça costuras retas e tenha um ponto zig- zag, porque este ponto é usado a séculos para fazer acabamento nas bordas do tecido para o mesmo não desfiar, mas de resto é tudo para agregar valor ao equipamento. Eu tenho um modelo de máquina com 23 pontos e eu não uso nenhum, exceto o zig zag e a função de casa de botão ( você vai descobrir que fazer casas de botão na mão é uma coisa bem trabalhosa). Existem alguns pontos que são chamados "pontos elásticos" que servem para costurar malhas, lingerie, mas o zig -zag faz essa função também, além do que costurar malhas em máquinas domésticas requerem uma série de adaptações, desde o tipo de agulha que se usa até utilizar fio de overloque ( ao invés de linha) na bobina da máquina. Mas isso é assunto para outro post.


Tenha em mente antes de escolher o seu modelo de máquina o seguinte pensamento:


Eu pretendo levar a costura como um hobby ou como uma possível fonte de renda?


Isso pra mim é o principal fator de escolha do seu modelo de máquina.

Se a costura é apenas um hobby , você não precisa se preocupar, qualquer máquina vai atender o que você deseja, desde o modelo mais simples até os eletrônicos, mas se a costura for uma possível fonte de renda então o ideal é uma máquina industrial, mas na falta de verba para a compra de um modelo desses , você pode sim começar com um modelo doméstico, desde que não seja um modelo básico de qualquer umas das marcas citadas acima, compre um modelo "top de linha", não pela quantidade de pontos ou infinitos recursos, mas pela robustez da máquina. Quanto mais robusta for uma máquina melhor. O motor da máquina é outro ponto importante.


Não quero aqui fazer propaganda, mas vou deixar o exemplo de máquina que eu estou usando neste momento e como e porque eu a escolhi.


O modelo é uma Singer 4423 pelos seguintes motivos:


Uma máquina de costura Singer
Máquina de Costura Singer Facilita Pro 4423
  • Era mais barata do que comprar um modelo industrial. Eu faço roupas sob medida, não costuro todo dia e a máquina não é utilizada o dia todo. Também queria um modelo doméstico por causa da função de fazer casas de botão facilmente, já que em máquinas industriais fazer casas de botão é mais complicado.

  • Não precisava de inúmeros pontos no meu trabalho.

  • Não queria uma máquina eletrônica porque são modelos mais sensíveis, a possibilidade de dar defeito é maior, mas essa é uma percepção minha, ou seja, talvez nem seja assim, mas eu tenho a sensação de que coisas mecânicas dão menos problemas do que eletrônicos.

  • A máquina é de plástico mas seu interior possui um chassi de metal, o que deixa a máquina mais pesada e faz com que ela não trepide tanto com a velocidade maior da máquina.


É o modelo ideal para uso no trabalho? Não, não é, pois como eu disse:


Máquinas domésticas são para uso doméstico, portanto não siga o meu exemplo. Eu pretendo comprar um modelo industrial o quanto antes, mas se você deseja ter uma fonte de renda como eu queria e essa é sua única opção, então vá ser feliz.


Se você deseja trabalhar com costura compre uma máquina de costura industrial (se puder!), mas se você deseja costurar como um hobby esse é um excelente modelo de máquina também.


Espéro que esse post te ajude na sua escolha.


Boas costuras!


Ícone colorido de máquina de costura

48 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page