top of page
  • Foto do escritorMichele Lobato

Comece a Costurar - Métodos de corte ou Modelagem de roupas

Continuando com minha série de textos para aqueles que desejam aprender a costurar, hoje vou falar sobre os métodos de corte (Corte.... e Costura, certo!?) ou como eu conheço, Modelagem de Roupas.


Aqui neste post eu te falei sobre as ferramentas necessárias para você começar a costurar, e disse que o processo de costura envolve dois assuntos interligados : O Corte e A Costura. Como são assuntos interligados mas diferentes no uso de ferramentas, aqui neste post eu vou te mostrar que existem inúmeros métodos de corte (ou modelagem de roupas) e em um próximo post vamos falar das ferramentas para fazer os moldes.


Quando entrei no Curso de Design de Moda eu não sabia nada sobre modelagem de roupas, tudo o que eu havia costurado até então eram coisas bem simples, tipo cortinas ou modificações em minhas roupas, mas tudo feito no achismo. Lembro que transformei um vestido com saia godê em um short saia, e que eu usei durante muito tempo, mas era uma coisa bem amadora. No curso de Design tive aulas de modelagem de roupas, mas nada muito profundo, somente o básico deste assunto que é muito vasto e complexo.


Existem diversos métodos para se cortar uma roupa, você pode usar um molde pronto ou pode fazê-lo.


Vamos começar falando dos moldes prontos. No post sobre ferramentas para costurar, eu falei sobre as formas de como se conseguir um molde pronto: sites na internet, revistas que fornecem moldes como a Manequim , e mais recentemente assinaturas do tipo Netflix, onde uma profissional (Uma modelista com alguns anos de experiência) disponibiliza os moldes em um site através de uma assinatura mensal.

Normalmente os moldes são em tamanhos como P / M / G / GG ou 36 / 38 / 40 ....


Já fui assinante de revistas de moldes, e é bem interessante. Há informações como : dicas de tecidos que você pode utilizar, os aviamentos necessários ( zíperes, botões, elásticos, etc...) , o plano de corte - que é a forma como você deve colocar os moldes no tecido para cortá-los, porque eu não sei se você sabe, se você colocar seu molde de qualquer maneira no tecido, sua roupa pode ficar horrível cheia de defeitos. Já viu essas calças que você veste e a costura da lateral das pernas se deslocam para a frente? Ou camisetas de malha que após a primeira lavagem a costura lateral fica torta? Tudo isso é defeito relacionado ao modo como a roupa foi cortada. Isso é tão importante no processo de se cortar uma roupa, o modo como você coloca o molde no tecido, que isso é até uma função num ambiente de trabalho. Explico.... Quando trabalhei como assistente de modelagem em uma grande marca de roupas, uma das minhas funções era exatamente criar o encaixe dos moldes em um programa de computador chamado Audaces, ou seja, as empresas pagam pessoas para fazerem isso, então é importante.


Enfim.... Revistas de moldes ou sites de assinatura de moldes são um ótimo jeito de começar a aprender como cortar e costurar uma roupa, porque além dos moldes você tem as outras informações necessárias para que seu projeto de costura dê certo no final, basta seguir fielmente tudo o que é explicado nas instruções.


O segundo jeito de cortar alguma coisa que se deseja costurar é fazer o molde , e para fazer isso existem diversos métodos diferentes para se chegar no resultado final de uma roupa pronta. Na maioria dos casos a diferença se encontra na construção do molde base e das medidas necessárias para a construção desse molde.


Michele , mas o que é molde base?

Vamos entender!?


Tudo o que você veste é uma interpretação de um molde base de: blusa, calça, saia , manga ou vestido.

Base de blusa frente

Base de manga

Base de blusa costas
Base de saia


Base de calça
Base de vestido

Essas bases são moldes de um corpo, utilizando medidas que podem vir de uma tabela industrial (Modelagem industrial) ou de uma pessoa específica (Modelagem sob medida). Um molde base seria como uma roupa sem nenhum enfeite, sem nenhuma folga , sem nada, apenas as medidas que juntas formam uma peça : blusa, saia, vestido ou calça.


Exemplo de uma molde base de blusa em algodão cru

Com o molde base pronto, aí sim a costureira , modelista ou designer vai fazer o molde de uma peça em sí, acrescentado folgas , enfeites e modelando de acordo com o tipo de peça que será feita.

Uma saia longa com fenda começa com o molde de uma saia base, onde a modelista coloca o comprimento desejado, abre uma fenda no local desejado e assim segue a construção.

O corpete começa com uma base de blusa, e a modelista segue fazendo recortes, transferindo pences , reduzindo medidas , até chegar no molde do corpete.


Esses moldes bases podem ser construidos utilizando diversos tipos de sistemas de modelagem. Um molde base de blusa de um método francês pode ser diferente de um método americano, que pode ser diferente de um método de um modelista do Brasil, ou seja, modelistas criam métodos diferentes de se fazer o molde básico.


Um exemplo : Um molde básico de blusa precisa de medidas como : circunferência de busto, altura das costas, circunferência da cintura e largura nos ombros nas costas, mas eu conheço sistemas onde se pedem medidas como a circunferência do pescoço, a altura tranversal do corpo, a circunferência do busto e do tórax, a altura nas laterais do toráx, a medida da altura do busto partindo da cintura para cima, a medida da altura do busto partindo do meio do ombro para baixo, a altura do busto medida do centro do pescoço para baixo, enfim.... Cada sistema vai definir quais as medidas necessárias para construção do molde básico.


Em meu trabalho eu já utilizei diversos métodos, não tenho um método único para trabalhar, e muitas vezes misturo as informações de métodos diferentes para chegar no resutado final.


O importante é você trabalhar com alguns e constatar na prática o que é melhor seguir.


Vou colocar abaixo a indicação de alguns métodos que são muito bons, métodos que testei em meu trabalho. Lembrando que as indicações são referentes à construção de moldes básicos, e claro, talvez você conheça uma costureira no seu bairro que não faz nada disso, ela apenas corta a roupa direto no tecido e fica tudo pronto e lindo, e eu gostaria muito de conhecê-la. Essas costureiras estão se tornando cada vez mais raridades.


Vou colocar a indicação de alguns métodos em português, ressaltando que não recebi nenhum valor para falar sobre nenhum deles, e que aqui estou me referindo apenas à construção dos moldes básicos.


MIB - Modelagem Industrial Brasileira

Esse foi o método que utilizei na faculdade . A professora com quem tive aulas de modelagem básica era filha da autora dos livros. Tenho dois livros desta coleção.

São livros bons mas não são completos com relação à interpretação de modelos. Existem livros que são verdadeiras enciclopédias de modelagem (infelizmente não aqui no Brasil), mas para começar são excelentes. A construção do molde básico de blusas e saias me serviu durante muito tempo, e ainda hoje é um dos métodos que utilizo em alguns casos.



Método Gil Brandão

Eu fiz o molde de um vestido de casamento - Corpete e Saia- utilizando o método Gil Brandão para a construção do molde básico. Ficou perfeito logo de primeira, e eu não fiz nenhum grande ajuste no molde após a primeira prova no algodão cru. O que eu gosto no método dele é que vai além da construção dos moldes, ele explica o porque das coisas. É um método rico em explicações. Eu aconselho a toda pessoa que deseja aprender a costurar a ler este livro, pois aprendi e entendi muitas coisas por aqui.




Método Marlene Mukai

Eu nunca utilizei o método da Professora Marlene Mukai, mas os livros dela têm muitas informações, além dos vídeos no YouTube e o site da professora. Não posso dizer se os moldes ficam bons, mas percebo folheando seu livro Modelagem Prática em Tecido Plano, que as explicações são bem mastigadas e de fácil entendimento.




Método Corte Centesimal

Este método é totalmente diferente de todos os citados acima, e ele é mais indicado para pessoas que desejam fazer moldes sob medida, e isso é dito pela própria empresa. Eu tinha muita curiosidade em experimentar este método, porque eu trabalho com roupas sob medida, então eu comprei. Recebi uma bolsa com um livro e as escalas em formato de réguas. Você não faz muitos cálculos matemáticos, você tira as medidas da pessoa que você vai vestir, e utiliza as réguas/escalas que vem com o método.

No meu trabalho esse método me ajudou na rapidez da construção e no caimento do molde básico. As cavas ficam bonitas ( mas devo ressaltar que eu não segui fielmente a medida fornecida no método), mas eu faço menos ajustes do que eu fazia com os outros métodos. As ressalvas que eu tenho: não indico começar a aprender modelagem com este método, eu o vejo mais como um outro método que ajuda no trabalho. Aqui você fica muito preso ao uso das réguas/escalas, e se você pensa em aprender a modelar roupas para trabalhar como modelista em alguma empresa, esse método não vai servir para nada. É realmente indicado para roupas sob medida, e é bom ter conhecimento dos outros métodos para poder utilizar seus conhecimentos aqui.



Vou deixar a indicação de duas professoras de Modelagem, que na minha opinião, são as melhores professoras de modelagem com quem aprendi muitas coisas. Infelizmente nenhuma delas têm livros publicados, e assisti suas aulas pela plataforma de cursos EduK.


Quero ressaltar novamente que não recebi nenhum valor para falar sobre nenhum produto aqui divulgado, estou colocando aqui o caminho que segui para aprender tudo o que sei.



Professoras de Modelagem


A primeira professora é Maria Cecília Duarte. Maria Cecília foi professora na mesma Universidade em que me formei, mas infelizmente não no meu tempo. É para mim a melhor professora de modelagem que conheci até hoje, e muito do que sei em modelagem plana eu devo à ela. Na pandemia a professora ficou doente, e acredito que não dê mais aulas , e isso me causou uma tristeza enorme. É muito triste quando um excelente professor deixa de dar aulas, pelo motivo que for, porque é uma fonte de informações que se perde. Aproveito aqui para deixar um longo abraço e expressar toda a minha gratidão por esta professora.

Professora Maria Cecilia Duarte

A segunda indicação é a professora Ana Lucia Niepceron . De longe a melhor aula que tive em moulage para moda praia. (Moulagem é o método de construir moldes diretamente no manequim de costura), e também modelagem de calças. Da mesma forma que a professora Cecília, assisti as aulas da professora Lúcia pela plataforma Eduk.


Professora Ana Lúcia Niepceron

Agora vou deixar a indicação de métodos de modelagem em outras línguas, e posso dizer que sim, estamos falando de enciclopédias de modelagem.



Métodos em outras línguas


Inglês

O primeiro método conheci na faculdade em meu último período quando estava fazendo meu TCC. Era o livro que a professora utilizava para dar as aulas de projeto de modelagem. O livro se chama Patternmaking For Fashion Design, da autora Helen Joseph Armstrong . Na minha opinião é a bíblia da modelagem americana. O livro tem 920 páginas de informações desde o básico até o mais avançado de modelagem. Inúmeras interpretações de moldes. O ruim neste livro, aliás , o ruim de qualquer método americano é que o sistema métrico é em polegadas e não em centímetros, então precisamos sempre fazer a conversão para centímetros, além é claro da barreira da língua. Mas se você entende um pouco de inglês , ou não tem problemas com isso, é um ótimo livro para se ter na estante.




Italiano

Este segundo método é composto ao todo por 4 livros, e cada um tem um tema diferente, inclusive alta costura. Eu uso muito para construção de casacos , blazers e sobretudos. Fiz um cosplay de pirata que todo o molde do sobretudo foi retirado do livro sobre casacos e sobretudos. Gosto muito de utilizá -lo para moldes masculinos, e este método mostra como as medidas corporais masculinas são baseadas no tamanho da cabeça e estatura do homem. O método é La Tecnica Dei Modelli de Antonio Donnanno. Tive acesso ao método ao trabalhar em um atelier de Noivas. É excelente.


La Tecnica Dei Modelli Volume 1

Deixei acima a indicação de métodos que utilizei na prática, e que me ajudaram e ajudam até hoje em meu trabalho (com excessão do método Marlene Mukai, que nunca utilizei).


Uma coisa importante a se levar em consideração na hora de fazer moldes de roupas é que eles darão errado em algum momento e em algum lugar do corpo. As receitas de construção de moldes básicos, assim como as interpretações de modelos, são apenas caminhos para se começar a fazer uma roupa, porque os corpos são diferentes , então eu aconselho sempre a estudar como fazer ajustes de moldes. Se a cava está com sobras, como você faz para consertar? Se o busto ficou apertado, como você vai fazer para consertar isso? Se a manga está repuxando nas axilas, como você faz para consertar?


Uma boa dica é ler livros só sobre isso. Os métodos em português não ensinam muito sobre este tema , como fazer os ajustes, mas os livros que indiquei em outras línguas (principalmente o método italiano), têm capítulos que falam sobre isso.


Mas tenho aqui a indicação de um ótimo livro, que trata especificamente sobre ajustes de moldes. Infelizmente também é em inglês, mas o livro é recheado de fotos, o que já ajuda muito no entendimento.


Livro sobre como ajustar moldes: The Complete Photo Guide to Perfect Fitting



Bem, acho que é isso. No próximo post vou falar sobre as ferramentas necessárias para fazer os moldes.

Até lá!


Boas Costuras!


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page