top of page
  • Foto do escritorMichele Lobato

Inspirações de vida para você começar a costurar

Atualizado: 4 de ago.


Nem sei como começar este texto , mas é basicamente uma apresentação.


Bem, eu sou Michele e este é o primeiro post do blog que pretendo escrever sobre costura, moda e comportamento .


Quando eu era criança não tinha muitos sonhos do tipo : ”O que vou ser quando crescer?” , o que agora me vem à mente , o mais distante possível que me lembro, é que eu queria ser aeromoça. Acredito que era mais pelo sonho de voar de avião, coisa que realizei bem adulta indo para um festival de Rock. 


uma máquina de costura de brinquedo
Minha primeira máquina de costura

Minha primeira máquina de costura ganhei do meu pai aos 5 anos, exatamente igual a da foto ao lado.

Me lembro muito de brincar com ela. Adorava… Naquela época não imaginava que um dia eu ganharia dinheiro costurando roupas, mas até chegar neste lugar eu caminhei muito pela vida. A única coisa que eu sabia é que a arte precisava fazer parte da minha vida. 




Costurar pra mim é uma conexão com outro mundo onde eu esqueço até de comer.

Comecei a costurar os 14 anos com uma máquina de fazer bainha, sem nunca ter feito um curso para isso. Comecei fazendo cortinas de cozinha para minha mãe. Fazia só as bainhas e um encaixe para os cabos de vassoura. Também transformei meus vestidos em saias ou shorts, uma coisa bem amadora mesmo.


Uma máquina de costura manual singer
Minha segunda máquina de costura- Máquina Singer manual

A moda entrou em minha vida aos 23 anos em 1999, quando fiz um curso de desenho de moda no SENAC e ganhei minha terceira máquina de costura do meu pai, mas esse não foi um início profissional, na verdade eu trabalhei com coisas que nada tinham a ver comigo: vender cartão de crédito, assinatura de tv à cabo, linhas telefônicas e o último antes da moda me levar com ela: vender seguros de automóveis. 


Uma máquina de costura doméstica Singer
Minha terceira máquina de costura - Singer Prêt á Porter

Fiz cursos de um monte de coisas desde: "alguma coisa sobre turismo" até escola de música, e a costura ali como uma coisa assim: "eu vou fazer uma cortina pra colocar embaixo da pia". Eu não concluí nenhum curso que iniciei, largava tudo pela metade porque eu não gostava de nada, não conseguia me dedicar a nada (mas isso é um tema para outro texto).

Um dia topei com uma dessas almas que o Universo coloca no nosso caminho para nos dar um caminho. Ela me incentivou a voltar a estudar e então eu fui aos 34 anos, entrei para o curso de Design de Moda na Veiga de Almeida no Rio de Janeiro. Não paguei nada, ganhei uma bolsa do Prouni.


Na faculdade eu fui me descobrindo e alí eu criei muitos sonhos de vida, mas fui descobrindo aos poucos, no decorrer do curso, que nem tudo era uma maravilha. Moda no Brasil é coisa de gente que ama muito o que faz. Só por amor você permanece.

Eu trabalhei em várias empresas em atividades totalmente diferentes mas me descobri mesmo sendo costureira. 


Na faculdade ao ter aulas de modelagem aprendi a cortar uma roupa, a fazer os moldes, mas me aprofundei neste assunto complexo após o término dos estudos. Fui estudar sozinha. Fiz roupas para mim, minha família, amigos e fui seguindo, enquanto paralelamente tentava me estabelecer em alguma empresa de moda. Após sofrer desilusões em trabalhos que não me valorizavam ou eu não me encaixava eu decidi ser dona de mim. 


Começar a costurar roupas sob medida para as pessoas foi meu primeiro desejo.

Hoje minha vida é assim: eu costuro roupas sob medida , e nos intervalos entre um pedido e outro eu faço ajustes. 


Um vestido vermelho estilo anos 50
A primeira roupa que costurei profissionalmente - Vestido Anos 50

As coisas que mais gosto de costurar são as fantasias, os cosplays. Ser cosmaker é onde me realizo profissionalmente.

Existem costuras que fiz que cheguei a chorar quando ví a roupa pronta, porque às vezes eu nem sei como cheguei naquele resultado, eu só vou fazendo,estudando a modelagem, mexendo onde não está bom,  até que tudo fica pronto.  


sobretudo cosplay Lazy Town
Cosplay do episódio :"Somos Piratas " do programa infantil Lazy Town

Enfim… Aqui está muito resumidamente meu caminho na costura, para você me conhecer e saber que costurar é uma forma de arte e como eu disse lá no início , a única coisa que eu sabia é que meu caminho na vida precisava ter arte. 


Seja bem vindo ao meu mundo ! 

18 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page